Diário de Bordo

O trabalho fundamentalmente foi realizado entre as semanas do dia 16 de Dezembro até o dia 09 de janeiro. Estabelecemos como protocolo encontros presenciais semanais e comunicação constante via internet através de um grupo de trabalho formado na rede social “Facebook”.

1ª Semana – dia 16/12 à 23/12

O primeiro encontro revelou uma certa ansiedade por parte dos participantes, abrindo espaço para diversos pontos de abordagem. Chegamos a conclusão que o trabalho necessitava de um recorte tanto de espaço, como de tempo. Assim, procuramos delimitar alguns campos de trabalho como o Telemarketing e o trabalho nas indústrias.

Não houve manifestações do grupo de trabalho nesta semana.

2ª Semana - 24/12 à 30/12

Por razões das festividades do fim de ano não ocorreu o encontro presencial, contudo, não deixamos de nos comunicar via internet, telefone, sms, e-mails, sobre como seria a o corpo do trabalho e quando seria possível arranjarmos uma data para que pudéssemos nos encontrar. Decidido alguns recortes, a busca bibliográfica gerou resultado quando integrantes do grupo apresentaram artigos digitalizados a respeito das questões sobre o telemarketing e a indústria automobilística, bem como foi realizada a primeira experiência do layout do blog.

3- Semana - 03/01 à 08/01

O encontro presencial nesta semana foi intenso, discussões a respeito da ampliação ou não do trabalho levou-nos a criar um tópico sobre questões jurídicas sobre o tema terceirização e a dificuldade de trabalho dentro dos bancos públicos e privados. A  princípio, estávamos temerosos em relação realização do trabalho, no entanto, dada  a competência, a organização dos integrantes da equipe, e com todos materiais necessários em mãos prontos para serem lançados no blog demos conta do trabalho. Fizemos algumas mudamos novamente no layout do trabalho pois acreditamos que ficaria melhor visível e começamos no dia 08/01 a preencher definitivamente o blog.

Monitoria 

Ao entrarmos em contato com o Rodrigo, monitor da disciplina Ciência Tecnologia e Sociedade, apresentamos nosso layout e a forma como abordaríamos a questão. A princípio o mesmo nos auxiliou dizendo-nos que todos deveriam tomar uma posição ativa na apresentação e que nos organizássemos para que as falas estejam coerentes e bem amarradas.

Apresentação 09-01

Iniciamos a apresentação expondo nosso projeto original, relatando o problema da flexibilização do trabalho contemporâneo em alguns setores de prestação de serviço no Brasil. Com o tempo reduzido, acabamos não conseguindo realizar todas as falas. Em relação as críticas da professora, de fato, foram todas construtivas e se dedicaram a expor uma organização do trabalho mais coerente. Dentre elas, destacamos: um erro de abordagem, apresentando os objetivos antes da introdução do tema, a construção de uma vasta área de pesquisa e a elaboração de um debate interessante porém secundário em relação ao tema principal.


Retorno ( Feedback) - 20-01 a 23-01

O monitor Rodrigo nos enviou a ficha avaliativa com as sugestões de correção da professora.  Nos avaliamos as sugestões e realizamos a auto-crítica, importante para o processo de aprendizagem, cujo resultado foi a iniciativa de remodelar o tema e nos concentramos diretamente em um tema específico, podendo ampliá-lo. A tarefa foi árdua, pois estabelecemos como meta de reestruturação o dia 23-01, para que a professora pudesse observar novamente as mudanças e estabelecer um novo parecer.